Conferências

Monica Heintz
Dia 08/06, 10h
CONFERÊNCIA DE ABERTURA
"Disentangling Moral Complexity in Rapidly Changing Societies: Discourses and Actions"
Professora do Departamento de Antropologia da Université Paris Nanterre e codiretora do Laboratoire d’Ethnologie et de Sociologie Comparative da UPN, é, entre vários outros trabalhos, autora do livro 'Be European, recycle yourself': Changing work ethic in Romania e organizadora de Morale et cognition à l’épreuve du terrain (2019) e The Anthropology of Moralities (2009). Suas pesquisas na França e no Leste Europeu se concentram em antropologia da moral e da temporalidade.
A sessão contará com tradução simultânea.

Convidado a confirmar
Comentários

Convidado a confirmar
Dia 09/06, 10h
CONFERÊNCIA INTERMEDIÁRIA

Convidado a confirmar
Comentários

Laurent Thévenot
Dia 10/06, 18h
CONFERÊNCIA DE ENCERRAMENTO
"Critiques et Justification de De la Justification"
Professor da École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) e um dos fundadores do Groupe de Sociologie Politique et Morale (GSPM), Thévenot é autor, juntamente com Luc Boltanski, de A justificação: Sobre as economias da grandeza, obra fundamental da sociologia pragmática da crítica. O livro está sendo lançado no Brasil em 2020 e, em sua conferência, o sociólogo e economista explorará a contribuição da obra, originalmente de 1991, para os estudos sobre moralidades.
Haverá uma sessão de autógrafos do livro após a conferência.
A sessão contará com tradução simultânea.

Fabio Reis Mota
Comentários
Professor do Departamento de Antropologia e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA) da Universidade Federal Fluminense (UFF) e pesquisador do Instituto Nacional de Administração Institucional de Conflitos (INCT-Ineac/UFF). Desenvolve pesquisas nas áreas de antropologia jurídica e politica. Entre outros livros e artigos, é autor de Cidadãos em toda parte ou cidadãos à parte? Demandas de direitos e
reconhecimento no Brasil e na França (2014), e co-organizador de Sensibilidades jurídicas e sentidos de justiça na contemporaneidade: Interlocução entre antropologia e direito (2013).