Conferências

Monica Heintz
Dia 28/07, 10h
CONFERÊNCIA DE ABERTURA
"Disentangling Moral Complexity in Rapidly Changing Societies: Discourses and Actions"

Professora do Departamento de Antropologia da Université Paris Nanterre e codiretora do  Laboratoire d’Ethnologie et de Sociologie Comparative da UPN, é, entre vários outros trabalhos, autora do livro The Anthropology of Morality: A Dynamic and Interactionist Approach, que acaba de ser lançado, e organizadora de The Anthropology of Moralities (2009). Suas pesquisas na França e no Leste Europeu se concentram em antropologia da moral e da temporalidade.

A sessão contará com tradução simultânea.

Luís Roberto Cardoso de Oliveira
Comentários
Professor titular livre do Departamento de Antropologia (DAN) da Universidade de Brasília (UnB), assim como do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da mesma universidade. É subcoordenador do Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos (INCT-Ineac), sediado na UFF. Tem experiência de pesquisa no Brasil, nos EUA, no Canadá/Quebec e na França, com ênfase nos seguintes temas: direitos, cidadania, democracia, políticas de reconhecimento e conflito. 
Gabriel Abend
Dia 29/07, 10h
CONFERÊNCIA INTERMEDIÁRIA
"Moral Things"

Professor de sociologia na Universidade de Lucerne, Suíça. Foi antes disso professor da mesma cadeira na New York University. Fez seus estudos na Universidad de la República (Uruguay) e na Northwestern University (EUA). Entre outros textos, é autor do livro The Moral Background: An Inquiry into the History of Business Ethics (2014) e do verbete "What’s New and What’s Old about the New Sociology of Morality", no Handbook of the Sociology of Morality (2010). A sessão contará com tradução simultânea.

Alexandre Werneck
Comentários

Professor do Departamento de Sociologia (DS) e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), coordenador efetivo de pesquisas do Núcleo de Estudos da Cidadania, Conflito e Violência Urbana (Necvu) da UFRJ e um dos organizadores do seminário. Entre outros livros e artigos, é autor de A desculpa: As circunstâncias e a moral das relações sociais (2012) e coorganizador de Pensando bem: Estudos de sociologia e antropologia da moral (2014).

Laurent Thévenot
Dia 30/07, 18h
CONFERÊNCIA DE ENCERRAMENTO
​"Critiques et Justification de De la Justification"

Professor da École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) e um dos fundadores do Groupe de Sociologie Politique et Morale (GSPM), Thévenot é autor, juntamente com Luc Boltanski, de A justificação: Sobre as economias da grandeza, obra fundamental da sociologia pragmática da crítica. O livro está sendo lançado no Brasil em 2020 e, em sua conferência, o sociólogo e economista explorará a contribuição da obra, originalmente de 1991, para os estudos sobre moralidades. 

Haverá uma sessão de autógrafos do livro após a conferência.

A sessão contará com tradução simultânea.

Fabio Reis Mota
Comentários

Professor do Departamento de Antropologia e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA) da Universidade Federal Fluminense (UFF) e pesquisador do Instituto Nacional de Administração Institucional de Conflitos (INCT-Ineac/UFF). Desenvolve pesquisas nas áreas de antropologia jurídica e politica. Entre outros livros e artigos, é autor de Cidadãos em toda parte ou cidadãos à parte? Demandas de direitos e reconhecimento no Brasil e na França (2014), e co-organizador de Sensibilidades jurídicas e sentidos de justiça na contemporaneidade: Interlocução entre antropologia e direito (2013).

NECVUWeb1.gif

Largo São Francisco de Paula, 1, sala 109, parte

Centro, Rio de Janeiro - RJ, 20051-070

Tel: 21-3852-1754,

e-mail: necvu.ifcs.ufrj@gmail.com

documenta_logo_verde_02.png

Largo São Francisco de Paula, 1, sala 418

Centro, Rio de Janeiro - RJ,

20051-070

e-mail: documenta.ufrj@gmail.com

cópia_de_minerva_azul-site.png

UFRJ